Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos divulga planilha sobre circulação de ônibus na Praça Cívica

Nessa fase, circularão pelo anel interno 39 linhas de ônibus e, pelo externo, seis. Com mudanças, fluxo vai fluir de maneira mais organizada, o que evitará eventuais engarrafamentos. “Temos o exemplo no Terminal Isidória. Quando colocamos os veículos dentro das canaletas do BRT, alcançamos ganhos de cinco a 10 minutos no tempo de viagem”, destaca presidente da CMTC, Tarcísio Abreu

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) divulgou, nesta terça-feira (12/09), a planilha sobre a circulação das linhas de ônibus do transporte público, a partir desta quarta-feira (14/09), nos anéis externo e interno da Praça Cívica.

De acordo com a planilha, circularão pelo anel interno da praça 39 linhas de ônibus que chegam ao local pela avenida 85, ruas 10 e Dona Gercina Borges.

No anel externo, circularão seis linhas de ônibus que chegam na Praça Cívica pela Avenida 84.

Com as mudanças, a CMTC informa que o fluxo de veículos na Praça Cívica vai fluir de maneira mais organizada, o que evitará eventuais engarrafamentos.

“Temos o exemplo no Terminal Isidória, pois quando nós colocamos os ônibus para circular dentro das canaletas do BRT, alcançamos ganhos de cinco a 10 minutos no tempo de viagem. A nossa expectativa é de que também tenha ganho de tempo, nesse sentido, na Praça Cívica, e que assim a gente possa dar melhor qualidade no transporte público aos usuários”, pontua o presidente da companhia, Tarcísio Abreu.

A liberação de ônibus no anel interno da Praça Cívica, mesmo com o andamento das obras do BRT Norte-Sul, faz parte do planejamento da CMTC.

“O nosso objetivo é colocar toda a circulação desses veículos dentro da Praça Cívica, mas isso faz parte de uma política de planejamento. Por isso, neste primeiro momento, o nosso foco é acompanhar essa operação, verificar o movimento no local, para que a gente possa tomar a decisão de qual será a melhor operação, ou se alguns ônibus vão circular na alça externa. Mas o nosso objetivo é que tudo opere no anel interno, conforme planejado”, conclui Tarcísio Abreu.

Linhas
Nesta fase, estão previstas para circular no anel externo da Praça Cívica as linhas 002 – Parque Atheneu/Terminal Isidória/Rodoviária; 006 – Terminal Veiga Jardim/Centro/Eixo 90; 007 – Terminal Vila Brasília/Centro/Rodoviária; 023 – Terminal Praça A/Praça Cívica/Flamboyant; 180 – Terminal Recanto do Bosque/Rodoviária/Setor Universitário; e 193 – PC Trindade/Rodoviária/Via Flamboyant.

Estão relacionadas, entre outras, para o anel interno as linhas 003 – Terminal Maranata/Rodoviária/Eixo T-7; 004 – Terminal Garavelo/Centro/Eixo T-9; 008 – Terminal Veiga Jardim/Rodoviária/Eixo 85; 013 – Terminal Recanto do Bosque/Rodoviária/Centro; e 017 – Terminal Cruzeiro/Centro/Rodoviária.

Também estão liberadas para circulação no anel interno as linhas 167 – Terminal Parque Oeste/Terminal Dergo/Setor Universitário; 168 – Terminal Recanto do Bosque/Campinas/Centro; 169 – Morada Nova/ Centro; 261 – Aruanã II/Água Branca/Centro; 262 – Vale Dos Sonhos/Jardim Guanabara/Centro; 268 – PC Campus/Centro/Via Crimeia Leste; 401 – Circular/Via Praça Walter Santos; 405 – Aruanã II/Independência/Centro; 601 – Jardim Tiradentes/Colégio Marista; e 602 – Colina Azul II/Colégio Marista.(Fonte: Secom-Goiânia)

Previous Article
Next Article