Festival Ilumina na Chapada dos Veadeiros começa em setembro

O passaporte para os três dias do festival, nos dias 8, 9 e 10 de setembro, e ingressos avulsos podem ser adquiridos por meio da plataforma Sympla

Durante três dias, no coração da Chapada dos Veadeiros, o Ilumina propõe uma conexão com diversas vivências, práticas corporais, encontros com professores, pesquisadores e palestrantes, em contato direto com a natureza do cerrado. Além disso, o Festival traz apresentações de Emicida, com o festejado álbum AmarElo e Luedji Luna, que apresentará o show “Bom Mesmo é estar debaixo d’água”, fruto do seu segundo disco.

A oitava edição do Festival Ilumina acontecerá, mais especificamente, na Aldeia Multiétnica, espaço dedicado ao fortalecimento das culturas e lutas políticas dos povos indígenas e quilombolas. Com ingressos à venda e limitados, cada um dos três dias do evento será encerrado com uma grande atração musical.

“A proposta inicial do nosso evento era reunir pessoas em um festival de música onde elas pudessem, por meio de vivências práticas e trocas de conhecimento, ativar a seguinte percepção: Somos todos responsáveis pelo cuidado e preservação do nosso ambiente externo, a natureza, tanto quanto somos responsáveis por cuidar e conhecer o nosso ambiente interno – emoções, sonhos, relações, saúde e bem-estar”, explicam Karla Duarte, idealizadora do Festival, e Lara Luzuah, co-criadora.

Com uma programação eclética e reflexiva, o espaço do evento contará com o Palco Cerrado, por onde passarão Luedji e Emicida, citados acima, mas também Zé Miguel com a prática Gokul Yoga, que é natural de Maputo, Moçambique, e está envolvido no universo das terapias e Yoga desde 2005, bem como Carla Vollmer e Matthew Vollmer, com Ashtanga Vinyasa Yoga, considerados dois dos maiores nomes da prática no Brasil. Também estão confirmados para o mesmo palco as atividades Iyengar Yoga, com Camila De Lucca e Pedro Pessoa, além de Djuena Tikuna com o show Torü Wiyaegü “Os cantos que Acalentam os Imortais”. As vivências “A Lembrança de Si Mesmo”com Déa Trancoso e “Forró Não Binário”, com Camilla Santiago também fazem parte da programação. Veja a programação completa abaixo.

O evento contará ainda com o Palco Futuro Ancestral, dedicado às rodas de conversa temáticas e palestras. Entre os nomes confirmados estão Marcelo Rosenbaum, renomado designer brasileiro, com a palestra sobre “Design para Transformação”, Thiago Ávila, Nildes Kariri-Xocó, Chiquinha Santos e Maria Carol, que falarão sobre a sua experiência de transformação na roda de conversa sobre a “Cultura do Bem Viver”. Além destes, Alessandra Luglio, nutricionista da Universidade de São Paulo e ativista, fará a roda de conversa com o tema “Sua Alimentação Molda O Mundo”, na qual discutirá o veganismo como passaporte para a regeneração da ética, da saúde humana, do meio ambiente e do amor.

Por último, mas não menos importante, o Festival Ilumina mais uma vez terá o espaço Yoga, completamente dedicado à prática milenar. Nele se apresentarão profissionais como Marcelo Guedes com Sound Healing, Paula Siqueira com Ashtanga Vinyasa, Alana Mendes com Kundalini Yoga, Leide Nirav com Acro Yoga, Isabela Scherner/Amaru com Yoga Alquímico, Mariana Sarmento com Hatha Yoga, Dani Caribé com Yogaterapia Hormonal, entre outros. O Festival está desenhado em eixos temáticos, são eles: manifestações artísticas; culturas ancestrais; saúde, bem-estar e autoconhecimento; pensamento e contemporaneidade; meio ambiente.

Meio ambiente em pauta – Em meio às práticas milenares, rodas de conversa e shows do Festival Ilumina, a temática ambiental não poderia ficar de fora. Entre as atividades previstas está a produção de um Manifesto pela Regeneração do Cerrado, em parceria com as ONG’s ISPN, IPAM e Rede Cerrado, buscando valorizar esse bioma que atravessa e interliga onze estados brasileiros, criando um cinturão natural no nosso país. O cerrado, considerado a savana nacional, está sendo fortemente degradado há décadas e precisa ser preservado como uma das maiores biodiversidades do planeta.

Espaço para crianças – Pensando nos pequenos, o Festival preparou uma programação especial para as crianças. A primeira atração do primeiro dia de Festival será “Yoga com Histórias para Crianças” com Thayana de Carvalho Conrado. Repleta de humor e amor, Caroline Lopes levará para o espaço a apresentação “Palhaça Rastatá em Busca do Nariz Perdido”. E como temáticas importantes não ficarão de fora, Chiara Santos e Bruna Ianara, farão a dinâmica “Criança Natureza: Fortalecendo a Conexão Criança-Natureza”.

FESTIVAL ILUMINA – É, originalmente, um evento imersivo que nasceu e se desenvolveu no Cerrado, no centro do País. Durante três dias inteiros os participantes se conectam com diversas vivências, práticas corporais, encontros com professores, pesquisadores e palestrantes, em contato direto com a natureza do cerrado, além de terem a oportunidade de participar de um Festival de música sem álcool, com praça de alimentação totalmente vegana, em uma experiência que surpreende. O Festival está desenhado em eixos temáticos, são eles: manifestações artísticas; culturas ancestrais; saúde, bem-estar e autoconhecimento; pensamento e contemporaneidade; meio ambiente.

Cada um dos três dias culmina com uma grande atração musical. A proposta inicial era reunir pessoas em um festival de música para que pudessem por meio de vivências práticas e troca de conhecimento ativar a seguinte percepção: Somos todos responsáveis pelo cuidado e preservação do nosso ambiente externo, a natureza, tanto quanto somos responsáveis por cuidar e conhecer o nosso ambiente interno – emoções, sonhos, relações, saúde e bem-estar.

 

Previous Article
Next Article