Cinealmofada na Praça Cívica – Homenagem ao Seu Bartô (projecionista morto por Covid-19
A terceira sessão da 3ª temporada do Cinealmofada será uma homenagem ao Cinema, aos diferentes meios e espaços de exibição e a todos que dedicam suas vidas a manter viva a magia do cinema, e por isso mesmo, entre essas pessoas, Seu Bartolomeu Marinho, amante do cinema,que deu vida a muitas salas de projeção, de Goiânia e de Goiás.
A terceira sessão, das quatro previstas, será no dia 28/08, às 19 horas, na Praça Cívica, em tela de projeção montada no Centro Cultural Marieta Telles Machado, sede do Cine Cultura e do Museu da Imagem e do Som de Goiás. O Cinealmofada 3ª Temporada é um projeto contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, e uma realização da Barroca Filmes e Coletivo Cine Cultura, apoiado pelo Cine Cultura.
O próximo filme a ser exibido será escolhido pelo público, através de uma lista tríplice composta das seguintes obras:
– Cine Tapuia (2006) – De Rosember Cariry
– Falando Sobre Árvores (2019) – De Suhaib Gasmelbari (Sudão)
– O último Cine Drive In (2015) – De Iberê Carvalho
A votação acontece através do Instagram do Projeto: @cinealmofada
O terceiro encontro desta edição do Cinealmofada será dedicado ao Seu Bartô (Bartolomeu Marinho), uma das pessoas que fazem parte da história do Cine Cultura e também de muitas outras salas de cinema do nosso estado. Projecionista, querido por todos, Seu Bartô trabalhava no Cine Cultura desde 1992, como técnico de manutenção em projetores de cinema 35 milímetros, sendo um dos poucos profissionais nesta área, em Goiânia. Apaixonado por cinema, ajudou a montar várias salas de projeção, na capital e pelo interior do estado. Bartolomeu nos deixou na madrugada do dia 22 de fevereiro de 2021, em decorrência da Covid-19.
O Coletivo Cine Cultura e a Barroca Filmes reconhecem que o Cine Cultura é um espaço de resistência artística e cultural no centro da capital, e que essa resistência só é possível graças a pessoas como Seu Bartô, que se empenhou ao longo de décadas para que ele continuasse em funcionamento.