Passeio fotográfico “Deriva do Bem” volta às ruas de Goiânia, com patrocínio do CAU
Com o avanço da vacinação e o retorno gradual e seguro de agendas presenciais, o projeto de extensão da UFG Deriva do Bem retoma suas atividades em uma edição comemorativa de 10 anos, em Goiânia.
Inspirado no poema “Cidade Prevista”, do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, a Deriva de 2022 tem como tema “Cidade sem portas”. O evento é gratuito e é solicitado aos participantes a doação de leite para uma entidade que apoia o trabalho de recuperação de pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas de Goiânia.
Coordenado pelo professor de Arquitetura e Urbanismo Bráulio Vinícius Ferreira e pelo arquiteto e urbanista Altillierme Carlo, egresso da FAV (UFG), o projeto de extensão ao longo desses 10 anos contou com dezenas de colaboradores, estudantes de arquitetura de várias universidades, arquitetos, professores, engenheiros, advogadas e psicólogas que formaram uma equipe multidisciplinar.
De acordo com a divulgação do projeto, a Deriva do Bem tem por objetivo realizar o encontro do derivante com a cidade e com o homem que a habita. É um estímulo à reflexão, à experiência e à memória. A Deriva propõe às pessoas um “mergulho” na cidade, promovendo assim a formação de novas memórias afetivas, a construção da consciência na relação corpo-cidade e o desenvolvimento do olhar.
A Deriva do Bem surgiu como uma disciplina optativa no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 2008, mas, seu alcance e desdobramentos fizeram com que, desde 2012, se tornasse um projeto de extensão da Faculdade de Artes Visuais (FAV-UFG).
Nos últimos dois anos, a Deriva do Bem iniciou no Instagram uma retrospectiva das 13 edições realizadas pelo projeto. Ao longo desses 10 anos foram reunidos mais de 1500 imagens e 500 depoimentos.