Ouvidoria da Mulher promove Oficina de Formação da Jornada Nem Tão Doce Lar em Goiânia

Entre os dias 22 e 28 de agosto, a Jornada Nem Tão Doce Lar integra as atividades alusivas ao Agosto Lilás na cidade de Goiânia. A metodologia, executada pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) desde 2006, consiste na réplica de uma casa com quatro cenários, que apresentam sinais e pistas para identificação da violência doméstica contra meninas, mulheres, crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.
Nos dias 23 e 24 de agosto serão ofertadas oficinas voltadas para as e os profissionais que atuam na rede de apoio a mulheres vítimas de violência, através dos equipamentos públicos de assistência, educação e saúde, como também às equipes técnicas de organizações da sociedade civil, movimentos sociais, coletivos, lideranças comunitárias e pesquisadoras e pesquisadores da temática. As oficinas acontecerão no auditório Carlos Eurico da Câmara Municipal de Goiânia, e a exposição Nem Tão Doce Lar estará aberta à visitação na Comunidade Luterana. A Ouvidoria da Mulher, coordenada por Maria Clara Dunck e pela psicóloga Lara Corrêa, também conta com o apoio e atuação da atual Ouvidora da Mulher, a vereadora Aava Santiago (PSDB). Toda a programação será GRATUITA.

HISTÓRIA – A Nem Tão Doce Lar envolve uma metodologia de intervenção coletiva para a superação da violência familiar. Trata-se de uma mostra itinerante que possibilita a popularização da discussão e do enfrentamento da violência, ao levar para o espaço público uma típica casa familiar, com informações e imagens que denunciam a violência sofrida por mulheres, crianças e jovens. A mostra nasceu a partir de uma exposição internacional chamada Rua das Rosas, criada pela antropóloga alemã Una Hombrecher, com o apoio da agência Pão para o Mundo (PPM).
A proposta inicial, que tinha ainda uma linguagem europeia, foi apresentada em Porto Alegre (RS), de 14 a 23 de fevereiro de 2006, durante a 9ª Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). A Jornada Nem Tão Doce Lar é um projeto nacional, e na cidade de Goiânia, é fruto da parceria entre FLD, Ouvidoria da Mulher da Câmara Municipal de Goiânia, Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Goiânia, Paróquia Anglicana São Felipe, Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias da IECLB, Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST e o Núcleo de Pesquisa Religião, Gênero e Poder da PUC Goiás.

PROGRAMAÇÃO
Jornada Nem Tão Doce Lar em Goiânia – 23 a 28 de agosto de 2022

23/08 – (Terça-feira) – oficina de formação (manhã e tarde) 08:30 às 16:30 1ª turma

24/08 – (quarta-feira) – oficina de formação (manhã e tarde) 08:30 às 16:302ª turma

25/08 – Abertura da Exposição Nem Tão Doce Lar ao público – no espaço da Comunidade Luterana – as visitas de grupos podem ser agendadas pelo telefone: (48) 98832-1290 (whatsapp)

26/08 – (sexta-feira) – 2º dia de visitação à exposição

26/08 – (sexta-feira) roda de diálogo LAR – Nem Tão Doce Lar – superando as violências contra meninas e mulheres – evento on-line transmitido pelo Canal do YouTube da PUC Goiás.

28/08 – Culto temático da Nem Tão Doce Lar – Uma vida sem violência é um direito humano! – local: Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Goiânia – Al. Botafogo, 222 – St. Central, Goiânia

Previous Article
Next Article