Vem aí a 2ª sessão do Cinealmofada

A terceira edição do Cinealmofada acontece em Goiânia, e teve seu início no último domingo de junho. A segunda sessão, das quatro previstas, será no dia 31/07, às 19 horas, na Praça Cívica, em tela de projeção montada no Centro Cultural Marieta Telles Machado, sede do Cine Cultura e do Museu da Imagem e do Som de Goiás.  As sessões contam com espaços destinados a pessoas com deficiência, as falas dos organizadores serão interpretadas em Libras e os filmes serão legendados.

O próximo filme a ser exibido será Playtime – Tempo de Diverso, de Jacques Tati. A obra, criada em 1967, é uma comédia em que o senhor Hulot (Jacques Tati) tem que se encontrar com um oficial americano em uma versão high-tech de Paris, mas acaba por se perder no meio do labirinto urbano que a moderna e fria arquitetura causou. Seguindo uma excursão turística de americanos, ele anda pela cidade procurando traços de humanidade e cor em uma metrópole futurista e cinzenta.

Desde 2012, o Cinealmofada cria oportunidade de apreciação de filmes que estão fora dos cardápios comuns dos cinemas

Segundo uma das organizadoras do evento, a produtora Camilla Margarida, um dos principais objetivos do Cinealmofada é a democratização do cinema e a valorização dos espaços destinados ao cinema independente. De acordo com Camilla, o projeto nasceu em 2012 justamente porque o Cine Cultura estava fechado para reforma, e, naquele ano, sem perspectiva de reabertura. Ao mesmo tempo nasceu o Coletivo Cine Cultura, que é uma associação de amigos da histórica sala pública de cinema de Goiás, organizado para promover a defesa e dar visibilidade àquele equipamento cultural, que corria o risco de ser extinto, e também para reforçar a necessidade do estado oferecer espaços democráticos de apreciação da sétima arte.

Sobre o evento, Camilla ainda complementa: “O Cinealmofada é isso! É um cinema democrático, é livre pra todo mundo, é na praça, é ao ar livre, um lugar onde as pessoas não se constragem em ir. Então, a ideia é, de fato, criar esse ambiente acolhedor, aberto para os mais diversos tipos de público, sem restrições sociais, com todos os aspectos de acessibilidade garantidos.”

 

 

Previous Article
Next Article