Goiás precisa qualificar cerca de 310 mil trabalhadores em ocupações industriais até 2025

O estado de Goiás precisa qualificar cerca de 310 mil trabalhadores em ocupações industriais nos próximos três anos. É o que aponta o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, compilado pelo Observatório Nacional da Indústria. Do total, 246 mil profissionais já possuem uma formação ou estão inseridos no mercado de trabalho, mas precisam se aperfeiçoar. As áreas que mais vão demandar profissionais capacitados são: transversais, metalmecânica, logística e transporte, alimentos e bebidas, construção, têxtil e vestuário, automotiva, química e materiais, tecnologia da informação e gestão.

O gerente executivo do Observatório Nacional da Indústria, Márcio Guerra, afirma que a qualificação profissional é crucial tanto para os trabalhadores que já estão empregados quanto para aqueles que estão fora do mercado de trabalho. “O aperfeiçoamento deve ser uma estratégia para todos os profissionais. O aprendizado ao longo da vida passa a ter um papel fundamental no mercado de trabalho nos dias de hoje.”

Em Goiás, a demanda pelo nível de capacitação até 2025 será de:

  • Qualificação (menos de 200 horas): 180.904 profissionais
  • Qualificação (mais de 200 horas): 68.475 profissionais
  • Técnico: 41.059 profissionais
  • Superior: 19.420 profissionais

Em volume, ainda prevalecem as ocupações com nível de qualificação, cerca de 80% do total. Mas, segundo Márcio Guerra, houve um crescimento da demanda por formação em nível superior.

“O nível superior cresce sem dúvida a uma taxa muito elevada. Então, é preciso entender que fazer educação profissional não é o fim de uma trajetória. Profissionais que fazem qualificação profissional, fazem curso técnico e depois caminham para o ensino superior são profissionais extremamente valorizados no mercado de trabalho, pela experiência, pela prática e também pela formação”, avalia. (Fonte:Brasil 61)

 

Previous Article
Next Article