Teatro goiano na França

A Cia. Teatral Oops!.. iniciou em julho, uma temporada de 21 apresentações do premiado espetáculo OLHO em um dos principais festivais de teatro do mundo: O Festival de Avignon na França. O espetáculo, em temporada na França já foi apresentada no México, Portugal, Espanha, Colômbia e Equador, integra a programação da mostra OFF e será apresentada no Atypik Theâtre sempre às 21:45H e os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do Teatro.
Panorama teatral – O Festival OFF de Avignon é um Festival Internacional de Teatro que funciona em paralelo ao Festival de Avignon. Foi criado em 1947 sob iniciativa de Jean Vilar, na cidade de Avignon, no sul da França. O festival de teatro comporta um total de 127 espaços teatrais diferentes. A qualidade e a diversidade das suas propostas artísticas o tornaram a principal referência no panorama teatral francês e internacional.
Novas Fronteiras – A Oops!.. classifica a participação no Festival de Avignon como uma experiência única de criar intercâmbio com os artistas de diversas localidades e ainda ter a oportunidade de estar na vitrine do teatro mundial, com a possibilidade de ter ainda mais espaços ou festivais para difundir a cultura goiana mundo afora.
“O pioneirismo desta ação será um divisor de águas, visto que a ideia é criar pontes para que outros grupos goianos possam participar do festival, bem como a possibilidade de artistas internacionais irem a Goiás participar de eventos locais”, ressalta João Bosco, ator do solo OLHO. A expectativa do grupo é de ampliar os desdobramentos da participação no festival. “Esperamos executar bem o nosso trabalho artístico e mostrar que Goiás tem a capacidade de produzir, fomentar e difundir os artistas da sua terra, valorizando e exportando a nossa cultura e diversidade”, finaliza Bosco.
A peça – Adaptação do Conto “Coração Delator” de Edgar Allan Poe, “Olho” é um espetáculo que busca manter a essência narrativa do conto, mantendo toda a atmosfera “noir”, “policial” e terror que o romântico Allan Poe propõe na maior parte das suas obras. O texto em questão é um conto de crime, gênero que fez Edgar Allan Poe ser considerado o criador do romance policial e um mestre do suspense. Para isto, juntou-se ao texto inicial, trechos de algumas obras de autores como Artaud, Shakespeare e Francis Bacon.
Previous Article
Next Article