Iphan realiza oficinas de divulgação do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, realizará oficinas em todas as unidades federativas do país para divulgar a 35ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (Prêmio Rodrigo). Em Goiás, a oficina acontecerá no dia 28 de junho, às 19h. O objetivo é orientar e engajar o público quanto à premiação, difundindo o edital, esclarecendo dúvidas e mostrando os benefícios da participação.

As oficinas serão conduzidas pelas Superintendências do Iphan nos estados e no Distrito Federal. Os encontros, virtuais e abertos ao público, terão a presença de técnicos do Instituto envolvidos na organização do Prêmio Rodrigo, permitindo o contato direto com os interessados.

“Um dos nossos grandes desafios é fazer com que o Patrimônio Cultural se torne autossustentável, especialmente por meio da participação social”, destaca a presidente do Iphan, Larissa Peixoto. “O Brasil possui uma ampla lista de iniciativas culturais, que fortalecem nossa cultura e memória por meio de práticas exemplares”, acrescenta.

Sustentabilidade Socioeconômica 

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade tem abrangência nacional. Promovido pelo Iphan desde 1987, o concurso reconhece iniciativas de valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro, considerando a relevância social e caráter exemplar. Em 2022, a premiação tem como tema a Sustentabilidade Socioeconômica do Patrimônio Cultural.

“Nosso objetivo é contemplar o grande desafio da sustentabilidade. É também uma forma de estimular o desenvolvimento de soluções e contribuições para trabalhos ligados ao Patrimônio Cultural Brasileiro”, ressalta o diretor do Departamento de Cooperação e Fomento (Decof) do Iphan, Tassos Lycurgo.

Previous Article
Next Article