Declaração do Imposto de Renda: Veja o que fazer se estiver na malha fina da Receita Federal?

Conselho de Contabilidade em Goiás orienta que o contribuinte deve consultar o extrato de processamento para fazer as correções. Erros de digitação e divergências de informações são uma das principais causas de pendências com o Fisco

A Receita Federal do Brasil (RFB) informou, nesta quarta-feira (01/06), que recebeu 36,3 milhões de declarações até meia noite do dia 31 de maio, havendo um aumento de 6,3%, se comparado com 2021. Em Goiás, foram entregues 1.171.776 declarações, superando as expectativas do fisco no Estado, que eram de 1,08 milhão. O crescimento se deu decorrência do aumento vegetativo da população e do aumento nominal da renda das pessoas físicas. Caso o contribuinte tenha cometido algum erro, a declaração pode ser retificada a qualquer momento, desde que antes de ser intimado ou notificado pela Receita. Vale ressaltar que o prazo para retificação é de cinco anos, contados a partir do encerramento do período de apuração, em 31 de dezembro de 2021.

Para realizar a autocorreção da declaração, o contribuinte deve consultar o extrato de processamento, disponível a partir de junho, onde estarão expostas quais as pendências, sendo possível fazer ajustes necessários. Segundo a Receita Federal, após o final do ano, as declarações não retificadas, estarão retidas na malha fina. Em casos de malha fina, é indispensável que o contribuinte tenha a ajuda de um profissional da contabilidade para resolver o problema. “O Conselho de Contabilidade tem trabalhado para mostrar à sociedade a importância de se fazer o Imposto de renda com auxílio profissional, para justamente o contribuinte evitar de cair na malha. Caso haja erros, o contador está ali para orientá-lo dentro das pendências da malha fiscal e até mesmo pra justificar à Receita as pendências fiscais. Às vezes, a pessoa caiu por um erro de digitação, divergência de informação e o contador que é o conhecedor das leis e que está habilitado com a prática do preenchimento da declaração de imposto de renda”, afirma.

O que fazer se tiver caído na malha fina – Se o contribuinte acabar caindo na malha fina isso significa que a declaração ficará retida por conta de algum erro. Nesse caso, o contribuinte terá que identificar o problema ocorrido durante o preenchimento. A primeira opção é organizar os documentos e comprovar que a eventual incoerência apontada está correta. Outra opção é realizar a retificação do Imposto para poder corrigir o problema. Essa retificação pode ser feita pelo o site oficial da Receita Federal, se caso for realizada a retificação após o prazo final da declaração do Imposto de Renda, os contribuintes não irão pagar multa por atraso na entrega.

Previous Article
Next Article