Trilhas Literárias busca aproximar jovens de livros goianos na rede pública

O projeto Trilhas Literárias, que integra o programa Juventude Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/Goiás), tem percorrido diversas escolas goianas para divulgar, por meio de palestras, obras e autores de nosso Estado. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, é realizada pelo pesquisador Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado, que é servidor da Secult/GO, Doutor em Geografia e Mestre em Letras e Linguística.
 
Antes do primeiro contato com os alunos, são realizadas capacitações com os professores da rede estadual de educação para que eles possam preparar os estudantes para as palestras do Trilhas Literárias. Bento explica que nestes encontros os professores aprendem sobre a periodização da literatura goiana, principais gêneros e autores, fases e estilos literários goianos. “O objetivo é que esses professores repliquem os conhecimentos em suas escolas. Assim, os docentes vão poder preparar melhor os alunos para que eles recebam o projeto”.
 
A primeira capacitação do Trilhas Literárias ocorreu no dia 15 de março e reuniu cerca de 80 professores de língua portuguesa da rede estadual de educação. Também estiveram presentes Nilson Jaime, Superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult/Goiás, e a professora Enicleia Morais, coordenadora regional de Educação de Goiânia.
 
Já nos dias 6 e 7 de abril, o Trilhas Literárias esteve no Colégio Estadual Jardim América e reuniu cerca de 250 alunos do ensino médio. Durante a palestra, Bento ressaltou os valores literários do nosso estado, os principais estilos literários e os grandes escritores como Hugo de Carvalho Ramos, José Mendonça Telles, Cora Coralina.
 
Nos dias 11 e 12 de abril, foi a vez do Colégio Pedro Teixeira Xavier, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia, receber o projeto, que contemplou 120 alunos. Bento ressalta que a iniciativa tenta alcançar o maior número possível de alunos. “O Trilhas Literárias busca levar aos estudantes goianos um pouco da nossa tradição literária já que não existe no currículo do ensino médio uma disciplina específica para a literatura goiana. Então, o aluno sai da escola sem saber nada sobre nossos autores. O intuito do projeto Trilhas Literárias é criar uma proximidade dos alunos com a literatura feita em Goiás”.

Previous Article
Next Article