7º DIGO realiza premiação em dinheiro para filmes selecionados

“O dinheiro é um respiro nesse momento econômico difícil de retomada. Além disso, um incentivo inédito aos realizadores goianos na produção de mais filmes sobre o tema LGBTI+”

As inscrições para o DIGO – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás podem ser feitas até o dia 1º de maio. A participação é gratuita e para se inscrever, o produtor precisa seguir o regulamento disponibilizado no site do festival (www.digofestival.com.br). O evento acontece de modo online, do dia 15 ao dia 30 de junho, por meio da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás (Lei Aldir Blanc). Os melhores filmes vão ser exibidos por mais 30 dias, na plataforma de streaming Cinebrac.

O festival conta com quatro principais categorias: internacional, nacional, goiana e de longa metragem. Para essa 7ª edição os cinco filmes selecionados para a categoria nacional e os dez curtas da goiana vão ganhar, cada um deles R$ 2.000,00. Os filmes goianos ainda vão concorrer a mais R$ 3.000,00 como: “Melhor Curta”, na visão do público e do júri técnico.

De acordo com o diretor do DIGO, Cristiano Sousa, a produção goiana está em uma posição de protagonismo. Por isso, é tratada como um produto que deve ser muito valorizado, algo que o festival sempre fez na distribuição dos filmes locais, junto, a redes e a eventos parceiros internacionais. “O dinheiro é um respiro nesse momento econômico difícil de retomada. Além disso, um incentivo inédito aos realizadores goianos na produção de mais filmes sobre o tema LGBTI+”, explica.

O DIGO mais uma vez avança com pioneirismo. Desta vez, com essa premiação aos 15 filmes selecionados. “Não há uma referência de premiação de filmes selecionados além da premiação oficial e de troféus nos festivais no país, porque muitas vezes os recursos são muito escassos”, contextualiza Cristiano.

Este ano, a equipe principal é 100% residente em Goiás e o olhar do festival se volta para o fomento da nossa região. “Foi desenvolvido um planejamento para um aporte mais direto aos realizadores goianos, que serão maioria dos selecionados e também vão concorrer a um prêmio em dinheiro para o melhor curta na escolha do júri e do público”, finaliza.

O DIGO é um festival de filmes que tem por objetivo estimular e promover a conscientização, no que tange ao respeito integral e a inclusão. O evento cinematográfico LGBTI+ foi o primeiro a surgir no centro-oeste brasileiro. A proposta continua sendo evidenciar a 7ª arte e suas cores pautadas na luta pelos Direitos Humanos. Além disso, oportunizar todo tipo de manifestação artística gerando diversidade, inovação e amor sem preconceitos ou restrições.

Previous Article
Next Article