Após tapa, Will Smith renuncia à Academia do Oscar
O ator Will Smith renunciou à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A decisão veio quase uma semana depois do episódio protagonizado pelo ator no 94º Oscar, em 27 de março, quando ele deu um tapa no rosto do apresentador Chris Rock, após o comediante fazer uma piada com a cabeça raspada de Jada Pinkett Smith, que sofre de uma condição autoimune. A cena monopolizou os comentários sobre o Oscar de 2022. Na mesma noite, Smith foi premiado na categoria de Melhor Ator pela atuação em “King Richard: criando campeãs”.
“Respondi diretamente ao aviso de audiência disciplinar da Academia e aceitarei integralmente todas e quaisquer consequências por minha conduta. Minhas ações na apresentação foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis. A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris [Rock], sua família, muitos de meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público global em casa”, disse o ator em comunicado enviado à revista Variety. Antes, o ator já havia publicado um pedido de desculpas ao colega e ao público.
A renúncia de Smith significa que o ator não poderá mais votar no Oscar, mas ele continua a ter acesso à premiação. Ele tomou a atitude antes da instituição divulgar uma possível punição para o seu comportamento. A Academia condenou a agressão do ator contra Rock, mas, segundo as regras do prêmio, ele continua com a sua estatueta de Melhor Ator pelo trabalho em “King Richard”.
Os procedimentos disciplinares por violações dos padrões de conduta da Academia continuam, disse a instituição, que informou também que o assunto será discutido na reunião do conselho, no dia 18 de abril. Segundo o produtor do Oscar Will Packer, a Polícia de Los Angeles se colocou à disposição para prender Smith depois da agressão, mas não prosseguiu com o procedimento porque o apresentador Chris Rock se recusou a prestar queixa. (Fonte:www.nexojornal.com.br)