80% das doenças atualmente são psicossomáticas alerta neurocientista
Síndrome do pânico, cansaço excessivo e ansiedade crônica. Claro, não é de hoje que sabemos que a nossa saúde mental afeta e prejudica a qualidade de vida, infelizmente, trazendo consequências ruins. Vale destacar últimos anos no Brasil, em média, 11,3% dos brasileiros afirmaram ter diagnóstico médico de depressão – segundo a Pesquisa Vigitel 2021, um dos mais amplos estudos de saúde do país.
A grande questão é a origem dessa somatização emocional, que muitas vezes são levadas a diagnósticos graves como esses acima citados, sem contar a parte física também de todo organismo como pressão alta e diabetes.
Sabemos que alguns temas têm mais visibilidade, especialmente, quando uma figura pública está sofrendo. Aí o assunto vem à tona, como podemos analisar o caso de Justin Bieber, que virou meme nas redes sociais.
“Infelizmente, muitos acham que pessoas famosas não têm problemas, mas a conta bancária não tem nada a ver com os transtornos mentais. O cantor canadense, com agenda lotada, muita cobrança, precisou cancelar alguns shows para poder se tratar por causa da Síndrome de Ramsay. Ele ficou com o lado direito da face paralisado, sem ao menos conseguir piscar. O importante é buscar ajuda médica, sempre”, explica a neurocientista Juliana Niza.
Especialista em física quântica, Juliana apresenta uma listinha de dicas para ajudar na qualidade de vida e imunidade.
- – Se alimente de forma saudável. Todos indicam isso, mas na prática é evitar alimentos processados, tomar no mínimo 2 litros de água por dia, lançar mão de frutas, verduras e carnes magras.
- – Respeite seu horário de sono. O descanso é fundamental para repor as energias e para melhor funcionamento do humor, dos hormônios e toda saúde do organismo.
- – Faça exercícios físicos- 30 minutos de caminhada vale como um remédio natural contra doenças físicas e mentais.
- – Faça meditação diária, é fundamental. Tire, pelo menos, 05 minutos todos os dias, respire fundo e relaxe. Sua paz interior agradecerá.
- – Fique longe de pessoas tóxicas, manipuladores ou ambientes que destroem seu humor. Somos energia pura e ao mesmo tempo esponjas.
- – Desacelere, busque falar com seus amigos, passear em ar livre. Busque atividades que lhe dê prazer e felicidade. O autocuidado só você pode fazer.
As terapias integrativas como o PRMCoach por exemplo, é uma forma de equilibrar o mental e o emocional desse artista, trazendo uma sensação de proteção energética e limpeza dos pensamentos e emoções negativas. Esse tratamento tanto preventivo, quando após o diagnóstico, devem ser feitos para trazer uma melhor saúde mental desses artistas, como também no impacto do crescimento e do sucesso na vida deles.