71% dos goianienses vão presentear neste Dia dos Namorados
Levantamento realizado pela CDL Goiânia aponta que a maioria dos apaixonados deve fazer pesquisa de preços antes de efetivar a compra
Há poucos dias da chegada da data mais romântica do ano, o interesse de compra dos consumidores goianienses aponta para um comércio movimentado neste Dia dos Namorados. É que uma sondagem realizada pela CDL Goiânia (Câmara de Dirigentes Lojistas) mostrou que 71% dos moradores da capital devem ir às compras para comemorar o período.
Em 2022, quem mais deve ganhar presentes são os cônjuges ou noivos (53%), seguidos por namorados (36%) e os relacionamentos menos formais, como o chamado “ficante” ou “crush” (8%). Amigos também entram na lista, correspondendo a 3%. Dentre os participantes do levantamento, as mulheres (76%) têm mais intenção em presentear do que os homens (63%).
Do total dos que responderam a enquete, 80% informaram que irão realizar pesquisas de preço antes de efetivar a compra. “Apesar da alta inflação impactar o poder de consumo, notamos que a maior parte das pessoas aqui na capital não vai deixar a data passar em branco. Esse é um dado interessante para que os lojistas trabalhem promoções e ofereçam facilidades de pagamento para o cliente”, comenta o presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira.
Na comparação do valor do presente deste ano com o do ano passado, 36% afirmaram que o investimento em 2022 será na mesma faixa de preço de 2021, 24% investirão menos e 23% vão gastar mais.
Cartão de crédito parcelado lidera como meio de pagamento
Segundo os entrevistados, o parcelamento da compra com o cartão de crédito será o meio mais utilizado (32%). Em seguida, o pagamento à vista, via cartão de débito (18%), Pix (17%), cartão de crédito à vista (16%) e dinheiro (16%).
Os dados ainda revelam que as roupas e os calçados são os itens preferidos por 36% dos participantes, seguidos por perfumes e cosméticos (19%) e por relógios, joias e acessórios (18%). Os clássicos chocolates, cestas e flores aparecem com 11%.
Shoppings serão os locais mais procurados pelos consumidores
O levantamento detalhou que os goianienses apaixonados devem recorrer aos shoppings na busca pelo presente da pessoa amada, com 32% da preferência, seguidos de perto pelas compras realizadas na Internet (27%). Já as lojas de rua são apontadas como opção de 16% dos participantes.
Quanto ao movimento no comércio, os compradores devem encher as lojas principalmente entre os dias 05 e 11 de junho (44%). Já 11% afirmaram que vão adquirir os presentes apenas na véspera da data.
Os fatores apontados como diferenciais para a decisão de compra são: preço (30%) e qualidade (24%). Por outro lado, a entrega de brindes (1%) ou a disponibilidade de estacionamento (2%) não foram apontados como fatores tão relevantes para influenciar na decisão de consumo. “O cliente busca um custo benefício atraente. Fator que deve tornar a data aquecida no comércio. Vale lembrar que o cliente deve estar atento às finanças, usando a disciplina e a criatividade na hora da escolha do presente”, finaliza Geovar Pereira.