22ª Goiânia Mostra Curtas abre inscrições para filmes
O Icumam Cultural e Instituto abre inscrições para filmes da 22ª Goiania Mostra Curtas entre 3 de maio e 3 de junho de 2023, pelo site www.goianiamostracurtas.com.br Os inscritos serão analisados pela curadoria das mostras competitivas e a lista com os selecionados está prevista para ser divulgada até o dia 4 de julho, podendo haver prorrogação a critério da organização.
Obras audiovisuais de todos os gêneros com duração máxima de 25 minutos, finalizadas a partir de janeiro de 2022 e que tenham cópia de exibição em formato digital, de acordo com as especificações técnicas previstas no regulamento disponível no site oficial do festival.
A participação na 22ª GMC é gratuita. Os filmes vencedores das mostras competitivas levam prêmios em produtos e serviços fornecidos por parceiros da indústria audiovisual, com foco no incentivo à produção. O júri oficial que elegerá os vencedores é formado por realizadores, roteiristas, diretores, críticos e pesquisadores de cinema.
Este ano o festival terá quatro mostras competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação com júri oficial e a 21ª Mostrinha, voltada para ao público infanto-juvenil, somente júri popular. Além dessas, terá uma outra sem caráter competitivo: a Curta Mostra Especial, que a cada edição aborda temáticas relevantes do cotidiano para promover a reflexão, a representatividade e a discussão sobre o assunto escolhido.
22ª GMC – A 22ª edição da Goiânia Mostra Curtas, um importante festival de cinema nacional de curtas-metragens, será realizada presencialmente de 3 a 8 de outubro de 2023, no Teatro Goiânia. O festival é totalmente gratuito e segue em busca de parceiros para sua realização. A programação inclui a exibição de filmes produzidos em 2022, mostras competitivas e não-competitivas, além de atividades formativas, homenagem e outras atrações. O evento é um espaço importante para a exibição e difusão do cinema brasileiro, além de ser um fórum para discussão e reflexão sobre questões relacionadas ao setor audiovisual.
Segundo Maria Abdalla, diretora geral do festival, “É com grande entusiasmo que anuncio o retorno da Goiânia Mostra Curtas em sua versão presencial, após duas edições online. O momento é de renovação e de fortalecimento das políticas públicas para o audiovisual, com o objetivo de reconstruir um setor fundamental para a cultura e a economia do nosso país. Nesse contexto, a Goiânia Mostra Curtas se coloca como um importante espaço para a exibição e difusão do cinema brasileiro, além de ser um fórum para a discussão e reflexão sobre as questões que permeiam o setor audiovisual.
Reconhecemos os desafios que ainda enfrentamos, mas estamos firmes na nossa missão de contribuir para a consolidação de um mercado mais justo, inclusivo e representativo. Por isso, convidamos todos os realizadores a inscreverem seus filmes na 22ª Goiânia Mostra Curtas e juntos, celebrarmos a força e a diversidade do audiovisual brasileiro.”
O festival Goiânia Mostra Curtas existe há mais de 20 anos e tem como objetivo fortalecer o circuito de eventos de audiovisual no Brasil, oferecendo visibilidade para obras nacionais e promovendo o intercâmbio entre produtores locais e nacionais. Os festivais são importantes para a difusão e desenvolvimento do mercado audiovisual, movimentando a economia criativa, formando público, multiplicando janelas de circulação para o cinema brasileiro, distribuindo conteúdo aberto, incentivando o turismo, formando profissionais e possibilitando networking e novos negócios. O festival busca a valorização da representatividade e da regionalidade como linguagem, colocando em evidência a diversidade social, política, étnica e cultural brasileira. O evento possui quatro pilares principais: democratização do acesso ao audiovisual; qualificação profissional; estímulo à produção; e formação de plateias para o cinema nacional.
Há mais de duas décadas, Goiânia Mostra Curtas desenvolveu cartazes evidenciando o trabalho de artistas visuais e ilustradores goianos, com a arte representando mensagens associadas à cultura e ao audiovisual. A exposição virtual, com cartazes desde a 1ª edição, está disponível para visualização através do site goianiamostracurtas.com.br. A arte do festival deste ano é baseada em uma obra da série “A marcha”, do artista visual, Talles Lopes.
“Acredito que a investigação poética em torno das obras em ‘A marcha’ converge com as questões levantadas pela Goiânia Mostra Curtas na medida em que ambos, propõe uma reavaliação crítica, perceber os limites e as contradições das representações hegemônicas do Brasil, bem como dialogar e promover as várias perspectivas de mundo que constituem os brasis para além de suas representações”, reflete Talles Lopes
Partindo da revisão de arquivos, atlas, projetos arquitetônicos e catálogos de exposições, o artista vem se dedicando a investigar a paisagem construída na periferia do pensamento moderno no Brasil, bem como as suspeitas relações entre o imaginário de modernidade e as heranças coloniais.
Curadorias das Mostras Competitivas: Rafael de Almeida (Curta Mostra Brasil), Fábio Rodrigues Filho (Curta Mostra Goiás), Cesar Cabral (Curta Mostra Animação), Gabriela Romeu (21ª Mostrinha). A Curta Mostra Especial é uma mostra não competitiva de curadoria própria, em breve divulgaremos.